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Friday, June 11, 2010

O que tem haver a Copa do Mundo com o exportador brasileiro?


A Copa do Mundo começou hoje. O Brasil se preparou mais uma vez para uma exibição internacional com a seleção brasileira. Que o Brasil é bom de bola, não se discute. Mas será que o Brasil só têm isso para mostrar no exterior?

Já não passou da hora do Brasil mostrar ao mundo, ou melhor, exibir ao mundo, não só o futebol, mas produtos diferentes de café, samba, mulher pelada e arara?!...quando não ainda mostram índio? Não que temos nada contra índio; mas se nos basearmos em percepção, será uma boa imagem internacional?

Pegando uma carona na música carnavalesca, sabemos nos Estados Unidos índio quer mais do que apito, que diga a cadeia Hard Rock com os Seminoles na Flórida e os cassinos que são explorados nesse país afora. Com toda força ecônomica que os índios são aqui nos States, você não vê essas imagens muito divulgada no exterior.

Se você perguntar um brasileiro o que é um Cherokee, ele sabendo te responder, chances são que dirá ser um modelo do carro Jeep e não uma tribo poderosa como os Seminole, Micosukee, Navarro dentre outras.

Mas aí você fala, e a Embraer? Mas nós te perguntamos, qual o tamanho do parque industrial brasileiro?

Quantos produtos/marcas brasileiras de sucesso internacional você conhece sem ser a Embraer? Qual o percentual desse produtos/marcas que você conhece em relação a esse parque industrial?

Não estaria ainda existindo uma miopia de marketing do próprio governo e/ou do empresariado de modo geral?

Você estando lendo essa matéria via web, você poderá estar lendo via internet, num computador Dell, vestindo uma calça Lee ou Levis, usando tênis Nike, tomando Coca-Cola, escutando rock and roll no fundo e checando teu BlackBerry simultanêamente. Não é possível esse cenário?

É inaceitável ver um país com tanto ISO e com pouca representatividade no mercado internacional.

Quando vemos a postura adotada aqui no exterior por várias fábricas renomadas no Brasil, podemos concluir que a fábrica pode ser ISO mas a mentalidade dos diretores ou dos donos não é. Oops!

O fato de várias marcas serem líderes no Brasil, não as leva ao comodismo? Sabemos que a liderança leva ao comodismo. O complexo de Gabriela, eu nasci assim eu cresci assim, não estaria fazendo parte das embalagens de vários produtos?

O Brasil terá uma oportunidade de exibição no mercado internacional que poucos países terão nas décadas vindouras. Teremos a Copa em 2014 e as Olímpiadas 2016. Isso sem contar toda toda a exposição mundial da mídia mencionando sobre a produção de petróleo e a economia estável brasileira.

O trem da oportunidade de firmar o nome de vez no comércio internacional, já saiu da estação. As nossas perguntas para você leitor são:

Iremos perder o trem?
Iremos correr atrás do trem quando ele passar na nossa frente?
Ou iremos viajar na primeira classe do trem?

Se acharmos que já sabemos tudo de comércio internacional, fechamos com a seguinte pergunta: quanto você aprendeu desde a última vez que achava que sabia tudo?

Wednesday, June 9, 2010

Novo grupo de empresários brasileiros em Miami!


Foi lançado ontem dia 08 de junho na cidade do Doral na Flórida, o grupo de empresários brasileiros chamado BMA - Brazilian Marketing Annex. Patrocinado pelo U.S. Century Bank, o café-da-manhã inaugural reuniu mais de 70 empresários, amigos, oficiais da Cidade do Doral e o do Consulado Brasileiro de Miami.

A missão e visão desse grupo que é parte do Doral Chamber of Commerce, é juntar os brasileiros que empresariam na área oeste de Miami, criando um database para sabermos quem somos, quem faz o que e onde estamos.

Também pretendemos ajudar os que precisam empresariar dentro do American Way of Doing Business como também viver no American Way of Life, incluso com um job bank.

No escopo iremos promover aula de português junto com a Fundação Vamos Falar Português aos empresários locais que querem negociar com a comunidade brasileira local ou com o Brasil.

Nos links abaixo você pode ver o vídeo do evento.

http://exposureroom.com/members/DouglasVillaba/5b95905ecad74f76b3594e5b6130fa89

E as fotos...

http://picasaweb.google.com/sarmientoman/DCCBMAKickoff060810?feat=embedwebsite#

Maiores informações com Richard Sanchez, que vos escreve no rsanchez@moriahinternational.com ou no richard@brazilianmarketingannex.com

Monday, May 3, 2010

Mas o que é a lei dos 183 dias publicada em abril?


Nos parece que causou uma certa preocupação e polêmica a lei dos 183 dias mencionada na matéria publicada no dia 21 de abril.

A lei americana é clara: mesmo que você não seja cidadão americano, portador de green card ou residente com qualquer outri tipo de visto, você como “turista” ou legalmente falando portando Nonimmigrant Visa, poderá ser qualificado como tax resident.

Como turista, digamos assim, você é considerado tax resident se passar no mínimo 183 dias do ano nos Estados Unidos, ou até mesmo se nos últimos 3 anos acumular mais de 183 dias.

Claro que existem algumas tratativas do governo americano que isentam algumas categorias como funcionários de governo estrangeiro, professores, estudantes e atletas.

Igualmente caso teu tax home seja um outro país, no caso Brasil, você comprovando, o Imposto de Renda pago poderá ter isenção. Caso você não pague Imposto de Renda no Brasil, as chances serão que você será classificado como tax resident e taxado de acordo.

Amigo leitor, o objetivo dessa e qualquer outra matéria do blog é sempre alertar você. Nunca iremos substituir a consulta direta à um profissional; e nunca teremos a palavra final em assuntos que não somos qualificados.

Temos três sugestões para você que se preocupa em pagar Imposto de Renda nos Estados Unidos.

1. Consulte um advogado ou contador.
2. Consulte um international tax advisor, caso tenha um patrimônio relevante no Brasil.
3. Consulte o site do Imposto de Renda americano que é o http://www.irs.gov/ e procure a publicação 519 que é a U.S. Tax Guide for Aliens, ou seja, para estrangeiros.

E nunca esqueça da máxima. Você pode esquecer do Imposto de Renda mas o Imposto de Renda nunca esquece de você.

Wednesday, April 21, 2010

Abrindo empresa nos Estados Unidos.

Muitos nos perguntam porque exemplificamos muito em seminários e e artigos que já escrevemos, sobre abrir empresa na cidade de Miami e/ou o estado da Flórida. A resposta é simples...porque estamos na Flórida.

Para você que sonha em abrir uma empresa nos Estados Unidos, entenda que a lei de abertura de empresa é estadual, e cada estado têm suas variações, regulamentos e lei. Os chamados compliances e regulations às vezes são bem acentuados entre os 50 estados.

Muitos pensam nas famosas empresas em Delaware e Nevada para os devidos incentivos fiscais. Se fosse tão fácil como todos dizem, porque não o fazem?

Hoje o endividamento do governo americano é imensurável, e muitos acreditam que será impagável. Realmente não sabemos o que dizer. Só sabemos que todo o cuidado é pouco para os que querem abrir empresa nos Estados Unidos. Tenham muito cuidado com o que te prometem.

Inclusive tenha muito cuidado se justifica você se tornar um residente. Dependendo do ritmo de vida que você tenha, caso fique mais no Brasil do que aqui, você pode abrir empresa e não ser tornar residente...evitando assim uma tributação bem mais pesada, mas isso não quer dizer que não pagará Imposto de Renda na empresa. Tente conhecer a famosa lei dos 183 dias (183 day rule). Não é tão fácil como parece e outros dizem... bem planejado também não é nada de ímpossível.

Você caso tenha uma certa intimidade com o inglês, pode buscar o sonhado estado no seguinte link.

http://www.usa.gov/Business/Incorporate.shtml

Lembre de uma coisa, que somos obrigados a repetir: você pode esquecer do IRS – Internal Revenue Service (Imposto deRenda), mas o IRS não esquece de você.

Thursday, April 8, 2010

Mas qual é o teu website mesmo?

Como você se sentiria em fazer negócios com alguém que promete muito mas você não têm como comprovar o que essa pessoa diz?

Ou então, você têm dificuldade de encontrá-la? Não têm como rastrear...ou então você não consegue ver essa pessoa investindo no que ela própria diz?

Pois é, em um mundo onde o Social Networking que nem Facebook, Twitter, LinkedIn, Blogs estão se tornando quase que obrigatoriedade, é impressionante como muitos brasileiros ainda vêm fazer negócios nos Estados Unidos, sem cartão de visita...e pior, sem website, se escorando em endereços genéricos tais como Gmail, Yahoo ou até mesmo Hotmail. Não que tenhamos alguma coisa contra o Hotmail ou Gmail ou Yahoo ou qualquer outro mais genérico, mas parece que os “spammers” os adotaram como preferido!


Acredite você que se teu endereço for teunome@genericoemail.com , e chegar em território americano querendo fazer negócios...o mercado irá te olhar “atravessado”.

Quanto custa um domínio? Quanto custa hospedar uma página na net? Hoje está barato de mais! Se você que é dono do seu negócio não quer investir, porque a outra parte? Sem website você caracteriza para a cultura americana a falta de interesse de continuidade no teu próprio negócio!

Caso você vá a um tradeshow, onde nenhum expositor têm tempo a perder; principalmente nos dois primeiros dias, chances são que uma vez apresentado teu cartão, a falta de um domínio irá manchar a conversa. Pode acreditar no que estamos falando...a primeira impressão ainda é uma máxima.

Independente da arte do teu cartão e até mesmo o tamanho “intimidador”, escrevemos isso porque já vimos cartões de visitas brasileiros que pareciam mais cartão postal do que outra coisa...o mais importante é você ter um cartão de visita, dentro dos padrões americanos (2 polegadas x 3.5 polegadas), com o domínio www da sua empresa.


Mesmo que o website da tua empresa esteja em construção, pelo menos você demonstra a intenção de se posicionar conforme exigência mercadológica atual e do mercado americano.


Mas não desanime...continue trabalhando duro porque quando você chegar a altura de um Donald Trump que se gaba que não têm cartão de visita porque o mundo todo...não todo mundo...mas o mundo todo sabe onde encontrá-lo...aí sim você pode desconsiderar tudo isso que está escrito!

Monday, March 15, 2010

O que o Eike Batista têm haver com empresariar nos USA?


Esqueçamos competência e sorte, porque até o bilionário Donald Trump diz que sorte é fundamental para vencer na vida.

Mas acreditamos que o Brasil levou um susto com a declaração ousada do Eike Batista quando disse querer ser o mais rico do mundo. Para um país que não está acostumado a esse tipo de ostentação capitalista...é difícil...

Mas o que têm haver de tão especial em uma declaração dessa para um homem que já é bilionário? O que têm o Eike Batista haver com minha vontade de ir para os Estados Unidos com a família e abrir meu negócio, pergunta você?

Ousamos a dizer que primeiro é o sonho.

Napoleon Hill que é tido como um dos pais da auta-ajuda, diz no seu best seller Think and Grow Rich, que o que a mente pode conceber e acreditar, a mente pode alcançar. É uma afirmação poderosa para qualquer um que almeja o sucesso.

Assim como otimismo e entusiasmos são vitais para qualquer negócio ou projeto de vida, sabemos que as grandes conquistas começam com grandes sonhos. E quanto mais perseveramos nos grandes sonhos, acreditando, mais atraimos as pessoas certas para esses sonhos. Mas também não podemos esquecer que grandes sonhos atraem inimigos e muitas críticas.

A bíblia mesmo relata no livro de Gênesis capitulo 37, na riquíssima história de José, que o que o colocou em muitos problemas, foi o grande sonho que teve. Foi traído pelos irmãos, foi repreendido pelo próprio pai Jacó por sonhar, e os outros quando o viam, diziam: Vêm lá o tal sonhador, como mencionado no versículo 19. Mas no final José saiu vencedor. Para os que não conhecem, vale a pena ler o texto.

Duas forças propulsoras da luta para vencer nos Estados Unidos que muitos brasileiros não trazem são o sonho e a determinação. Não sonhando, não agindo, não temos fé...e de um modo geral as pessoas têm mais fé no mêdo e na insegurança do que no futuro. Isto posto, todos os outros resultados serão comprometidos.

E o segundo ponto da matéria publicada, que ousamos a dizer que contribui para o sucesso nos Estados Unidos do empresário brasileiro, como o Eike Batista diz em algumas entrevista não se trata apenas de dinheiro, “é preciso criar valor, multiplicar e dividir riqueza com acionistas, parceiros, colaboradores e a sociedade.

Quanto a divisão de riqueza, acostumamos a aconselhar aos empresários que aqui vêm se estabelecer, que muitas das vezes mal sabem pedir um hamburger em inglês, mas têm dinheiro, que um salário decente, com benefícios básicos, é bem vindo e contribui demasiadamente no sucesso empresarial; porque ele poderá ter o de melhor de mão de obra disponível no mercado. Temos que dividir para multiplicar.

Mas como assim, pergunta você?

Muitos empresários tentam a vida nos Estados Unidos, principalmente na cidade de Miami por não falar inglês. A maioria das vezes fugindo da violência do Brasil, trazem na bagagem o complexo de Gabriela (aos mais jovens, a música diz...eu nasci assim...eu cresci assim...), e só porque falam português e/ou “portunhol”, querem fazer business na Flórida na maneira brasileira, no Brazilian Way.

Outro ponto interessante que lemos sobre o Eike Batista é que a formação empresarial dele não foi no Brasil. Essa mentalidade de dividir para multiplicar, é pouco conhecida e adotada dos brasileiros...haja visto a divisão de classe social que já se arrasta desde a colonização. Esse conceito de dividir para multiplicar é tão forte aqui nos States, que têm diversos seminários que já participamos que o palestrante chegar a dizer que quando Jesus Cristo fez o milagre da multiplicação dos pães, como narrado no livro de Marcos 6:38, primeiro Ele dividiu para depois multiplicar. Forte isso, não é verdade?


Mas se prestarmos atenção que todos esses livros de auto-ajuda e sucesso são originários com princípios bíblicos, não podemos achar que essa revelação é novidade.

Mais uma vez, cremos que o Eike Batista pode ser o número 1. Ele está com o mind set de bilionário, e têm se preparado para isso há anos. E um famosa definição americana de sucesso diz o seguinte: sucesso é quando preparo encontra oportunidade.

A contra-partida é mais do que verdadeira, fracasso é quando a falta de preparo encontra a oportunidade.

Perguntamos: você têm se preparado para imigrar e/ou empresariar nos Estados Unidos?

Wednesday, March 3, 2010

Cuidado onde depositar teu dinheiro...nos USA

Aos mais desavisados, é comum acreditar que tudo funciona aqui nos Estados Unidos. Como noticiado na imprensa mundial, a crise financeira americana abalou não só esse país mas como o mundo todo.

Muitos brasileiros quando aqui chegam, principalmente pela primeira vez, abaixam a guarda e começam a lidar com agências bancárias pequenas, só para terem um atendimento mais personalizado do gerente.

Tentam fazer as coisas que costumam fazer no Brasil e muitas das vezes, conseguem. Só que eles não imaginam que esse banco, muito bonito e com uma boa fachada, está totalmente comprometido.

A quantidade de banco que está quebrando aqui é assustadora, só no ano passado foram 140. De um modo geral os bancos honram até US$ 250 mil dólares por que estão escorados no seguro do FDIC que é o Federal Deposit Insurance Corp. Se você insistir em depositar mais de US$ 250 mil dólares, é aconselhável você abrir contas em outros bancos, não agência! Mas sempre tenha cuidado de saber se ele é membro do FDIC.

Se você imigrar para uma cidade pequena e ainda insistir em um banco pequeno, assim como nós temos crédito, os bancos também têm. E acredite muitos estão muito pior do que nós!

Você pode consultar alguns websites para proteger seu depósito. Um deles, é o http://www.bauerfinancial.com/ que desde 1983 avalia e qualifica instituições financeiras. Outro website muito usando no aspecto financeiro, incluso cartão de crédito é o http://www.bankrate.com/. Esse website é um must se você pensa em viver nos States.

Mas caso você queira saber se o banco onde irá depositar o suado dinheiro está assegurado pelo FDIC, nada melhor do que visitar diretamente o site http://www.fdic.gov/