Monday, March 15, 2010

O que o Eike Batista têm haver com empresariar nos USA?


Esqueçamos competência e sorte, porque até o bilionário Donald Trump diz que sorte é fundamental para vencer na vida.

Mas acreditamos que o Brasil levou um susto com a declaração ousada do Eike Batista quando disse querer ser o mais rico do mundo. Para um país que não está acostumado a esse tipo de ostentação capitalista...é difícil...

Mas o que têm haver de tão especial em uma declaração dessa para um homem que já é bilionário? O que têm o Eike Batista haver com minha vontade de ir para os Estados Unidos com a família e abrir meu negócio, pergunta você?

Ousamos a dizer que primeiro é o sonho.

Napoleon Hill que é tido como um dos pais da auta-ajuda, diz no seu best seller Think and Grow Rich, que o que a mente pode conceber e acreditar, a mente pode alcançar. É uma afirmação poderosa para qualquer um que almeja o sucesso.

Assim como otimismo e entusiasmos são vitais para qualquer negócio ou projeto de vida, sabemos que as grandes conquistas começam com grandes sonhos. E quanto mais perseveramos nos grandes sonhos, acreditando, mais atraimos as pessoas certas para esses sonhos. Mas também não podemos esquecer que grandes sonhos atraem inimigos e muitas críticas.

A bíblia mesmo relata no livro de Gênesis capitulo 37, na riquíssima história de José, que o que o colocou em muitos problemas, foi o grande sonho que teve. Foi traído pelos irmãos, foi repreendido pelo próprio pai Jacó por sonhar, e os outros quando o viam, diziam: Vêm lá o tal sonhador, como mencionado no versículo 19. Mas no final José saiu vencedor. Para os que não conhecem, vale a pena ler o texto.

Duas forças propulsoras da luta para vencer nos Estados Unidos que muitos brasileiros não trazem são o sonho e a determinação. Não sonhando, não agindo, não temos fé...e de um modo geral as pessoas têm mais fé no mêdo e na insegurança do que no futuro. Isto posto, todos os outros resultados serão comprometidos.

E o segundo ponto da matéria publicada, que ousamos a dizer que contribui para o sucesso nos Estados Unidos do empresário brasileiro, como o Eike Batista diz em algumas entrevista não se trata apenas de dinheiro, “é preciso criar valor, multiplicar e dividir riqueza com acionistas, parceiros, colaboradores e a sociedade.

Quanto a divisão de riqueza, acostumamos a aconselhar aos empresários que aqui vêm se estabelecer, que muitas das vezes mal sabem pedir um hamburger em inglês, mas têm dinheiro, que um salário decente, com benefícios básicos, é bem vindo e contribui demasiadamente no sucesso empresarial; porque ele poderá ter o de melhor de mão de obra disponível no mercado. Temos que dividir para multiplicar.

Mas como assim, pergunta você?

Muitos empresários tentam a vida nos Estados Unidos, principalmente na cidade de Miami por não falar inglês. A maioria das vezes fugindo da violência do Brasil, trazem na bagagem o complexo de Gabriela (aos mais jovens, a música diz...eu nasci assim...eu cresci assim...), e só porque falam português e/ou “portunhol”, querem fazer business na Flórida na maneira brasileira, no Brazilian Way.

Outro ponto interessante que lemos sobre o Eike Batista é que a formação empresarial dele não foi no Brasil. Essa mentalidade de dividir para multiplicar, é pouco conhecida e adotada dos brasileiros...haja visto a divisão de classe social que já se arrasta desde a colonização. Esse conceito de dividir para multiplicar é tão forte aqui nos States, que têm diversos seminários que já participamos que o palestrante chegar a dizer que quando Jesus Cristo fez o milagre da multiplicação dos pães, como narrado no livro de Marcos 6:38, primeiro Ele dividiu para depois multiplicar. Forte isso, não é verdade?


Mas se prestarmos atenção que todos esses livros de auto-ajuda e sucesso são originários com princípios bíblicos, não podemos achar que essa revelação é novidade.

Mais uma vez, cremos que o Eike Batista pode ser o número 1. Ele está com o mind set de bilionário, e têm se preparado para isso há anos. E um famosa definição americana de sucesso diz o seguinte: sucesso é quando preparo encontra oportunidade.

A contra-partida é mais do que verdadeira, fracasso é quando a falta de preparo encontra a oportunidade.

Perguntamos: você têm se preparado para imigrar e/ou empresariar nos Estados Unidos?

No comments:

Post a Comment