Search This Blog

Monday, November 11, 2013

Hoje é dia dos Veteranos aqui nos Estados Unidos

Hoje é meio-feriado aqui nos Estados Unidos. Escolas, bancos, repartições públicas dentre outros serviços não abrem, e comemora-se o dia do Veterano de Guerra.

Veterano de Guerra...será que você leitor, consegue alcançar a magnitude de o que é ser um veterano de guerra nos Estados Unidos? Se você não mora aqui e não acompanha as histórias de guerra desse país, as chances são que não consegue alcançar o que é essa data, mas isso não depõe contra você. 


Há três anos atrás tive a oportunidade de visitar o cemitério de Arlington em Washington. Não tenho como falar diferente, mas quando atravessei o portão e olhei para aquela quantidade de túmulos, muitos com a bandeira americana, comecei a chorar.  

Por uns dez à quinze minutos não tive como conter minhas lágrimas. Olhei para meu filho Rick que é americano nato e disse: esse é o preço da liberdade. Esse lugar deveria ser passagem obrigatória para o mundo todo ver quanto custa a liberdade e a democracia, e a maioria “não está nem aí”.

Como sabemos, cada túmulo tem uma história. Cada túmulo era de um pai, filho, irmão, tio, marido, sei lá mas cada um tinha e tem uma história que alcançou gerações. Cada túmulo tinha uma família aqui nos States!

O que me irrita e tira do sério é ainda ver muitos estrangeiros, muitos brasileiros inclusos, vir para cá com o objetivo de só tirar da sociedade. Vêm para cá com aquela mentalidade de juntar dinheiro, claro não se fala em pagar imposto e fazer as coisas certas, mas sugar o que esse país tem de melhor, e voltar para a terrinha. Chega a ser revoltante ver esse tipo de comportamento no meio dos imigrantes.

Respeito tanto os homens e mulheres de uniformes que servem fora desse país ou aqui dentro em qualquer capacidade, que mesmo quando vejo americano nato desrespeitando esses heróis, me incomoda e me incomoda e muito.

Qualquer um que age com desdém, seja americano nato e/ou imigrante, com certeza esqueceu e não considera a dor dos que derramaram sangue, deram a própria vida e as lágrimas do que ficaram para tornar os Estados Unidos da América a maior e melhor nação do mundo.

Diferente do Memorial Day, dias dos mortos no Brasil, quando homenageamos os que morreram nas guerras, o dia dos Veteranos, comemora-se os que voltaram e celebram junto com as famílias.

Mesmo que você conflite com os republicanos e com os democratas em Washington, esses militares merecem nosso respeito e o nosso muito obrigado.


No YouTube tem vários vídeos com imagens reais sem edição, sem maquiagem, sem jogo de luz, dos oficiais voltando para casa, abraçando, filhos, filhas, esposas, mães, pais, enfim, são imagens fortes e muito emocionantes. Veja um pequeno exemplo no vídeo bem compilado pelo Zunigas King que acredito que irá mexer com você. 

No comments:

Post a Comment