Search This Blog

Friday, October 30, 2009

O império contra ataca


Há meses nos perguntam sobre a crise americana. E foi uma resposta que não tínhamos nenhum dado oficial positivo para responder.

Ontem os jornais americanos e mundiais publicaram a grande notícia do dia: o PIB americano parou de cair e subiu 3.5% no terceiro trimestre. Mas é o fim da crise? Claro que não!

A fim da crise só será oficializada pelo NBER – National Bureau of Economic Research que é que data o início e fim de qualquer crise nos Estados Unidos. E a previsão é que nada será anunciado até 2010 e sabe DEUS quando. Ninguém sabe! Fora do NBER é mera especulação!

Enfrentando a maior crise desde a Grande Depressão, o governo americano têm se desdobrado enfrentando todas as críticas possíveis e imagináveis, que se fazem necessárias para adotar certas medidas que contraria a massa popular.

Quando as medidas são aceitas e caem no gosto popular como a do Cash for Clunkers, um programa do governo incentivando o dono de carro velho a trocar de carro, que inclusive é creditado que o gasto governamental nesse programa ajudou esses números do PIB, a popularidade do governo sobe. Mas quando contraria o povo, não podemos escrever os adjetivos.
Apesar do desemprego já bater 2 digitos em vários lugares, de tudo não podemos subestimar a capacidade e força econômica dos Estados Unidos. O USA ainda responde por quase 24% do PIB mundial. Possui 29 das maiores empresas do mundo, ainda possui o maior mercado de automóveis do mundo, maior mercado de refrigerantes, e o maior mercado de remédios no mundo. Não podemos em hipótese alguma não prestar atenção nesse mercado.

Como publicado em matérias anteriores, o mercado funciona como líquido dentro de uma garrafa. Quando sacudido, depois de um tempo, ele procura o próprio nível. Isto posto, apesar do dólar baixo no câmbio brasileiro, é perguntar: o que posso fazer para me beneficiar nesse mercado? Como posso fazer para me beneficiar nesse momento?

God bless America!

No comments:

Post a Comment