Saturday, November 16, 2013

Matadores de categoria. Uma característica da competição comercial americana

Muitos brasileiros não conseguem entender o conceito do matador de categoria ou category killer. Aqui nos Estados Unidos, acreditamos que mais do que qualquer lugar do planeta, quando você começa a ganhar dinheiro, o sistema te ajudo mas a concorrência não.

Você pode ter uma idéia ímpar e de muito sucesso. Mas mal você coloca na internet ou sai uma matéria em algum veículo, alguém copia e quer fazer melhor ou aqueles que se acham ameaçados e que já estão estabelecidos, vem para cima para te tirar do jogo ou no mínimo tentar te enfraquecer. Quando isso acontece e você presencia, aí você entende o que é o category killer. 

Recentemente, o Office Depot juntou forças com o Office Max, que são respectivamente a segunda e terceira maior cadeia de material de escritório dos Estados Unidos, em uma transação de US$ 1.17 bilhões de dólares para combater a maior rival que é a Staples. Juntas as duas irão operar 2.200 lojas e ter um faturamento projetado de US$ 17 bilhões de dólares contra os US$ 24 bilhões de dólares da Staples. Como podemos ver, mesmo depois da fusão, o novo grupo ainda está US$ 7 bilhões de dólares em desvantagem.  Será briga de cachorro grande mas podemos sentir o que acontece quando os gigantes estão lutando um com o outro.

É tido que um dos fatores que fez o Staples disparar na frente foram as vendas on line. Você brasileiro que sonha em vir para cá, tenha mente que dependendo do que queira fazer, o investimento maciço na internet terá que ser sua prioridade. Curiosamente, muitos ainda se recusam a tal investimento achando que por serem pequenos, não serão incomodados pelos grandes.  Pode até ser mas sem presença ativa na internet com certeza não serão lembrados pelo mercado.

No comments:

Post a Comment