Search This Blog

Friday, July 6, 2012

O que tem haver o palito, o guardanapo com um imóvel e um advogado?

O título desse post parece mais uma charada mas não é. Agora que temos a sua atenção, depois de você ler essa matéria, esperamos que venha fazer sentido.

É sabido que os brasileiros estão investindo e comprando imóveis por todos os Estados Unidos. A cidade de Miami no Condado de Miami-Dade no estado da Flórida pelos laços desenvolvidos em quase 30 anos de imigração ininterrupta, preços e condições de financiamentos oferecidos, ainda é a preferência brasileira.

O que muitos não sabem, não querem saber ou não querem acreditar é que existe muita mas muita gente mesmo, incluso brasileiros se encrencando com a justiça americana por ter comprado o imóvel de maneira “equivocada”...de maneira “não apropriada”...para sermos políticamente corretos.  

Recentemente como noticiado no Brasil, mais um, leia de novo...mais um brasileiro na Flórida, não sabemos em outros estados americanos, se meteu em uma tremenda encrenca.

Culpado? Inocente? Apesar do brasileiro jurar inocência, não nos cabe julgá-lo mas uma coisa é certa, pelo vídeo por ele mesmo criado, ele assina uma papelada sem ler! Opa, como é isso? Assinar a compra de um imóvel onde técnicamente você poderá estar se comprometendo por 30 anos, sem ler?

É quase que inacreditável ainda ver de maneira contínua muitos brasileiros comprando e/ou investindo em imóveis nos USA, sem assistência de um advogado. Ou seja, eles querem comprar imóveis de preço significativo, às vezes mais de milhão de dólares ou até mesmo mais de um milhão de dólares e se recusam a contratar uma assessoria jurídica. Pegando a carona no título, eles querem dar um banquete e economizar no palito e no guardanapo. Agora o título faz sentido?

Muitos se encantam com o canto da sereia. Acham o preço e condições favoráveis, acreditam nas facilidades, mas não são esclarecidos, sobre a lei da herediteriadade, os compromissos com o Imposto de Renda quando tem o imóvel para rendimento e por aí vai outras tratativas legais que mais pesadas são para o estrangeiro.

A síndrome de Gabriela, eu nasci assim eu cresci assim, muitas das vezes vem na mala e não funciona muito nos States. A vida nos ensina que apagar incêndio é mais caro do que prevenir. O mesmo funciona com advogado; caro é contratá-lo para nos defender de alguma encrenca que possamos nos envolver, contratá-lo para nos orientar/prevenir não!

Uma verdade que temos presenciado é que muitos não querem contratar advogado por que já “chiam” de pagar comissão ao corretor, e quando pensam que ainda terão que pagar assessoria jurídica, torcem o nariz.

Aprendemos aqui logo que chegamos há mais de 20 anos atrás que você pode esquecer do imposto de renda mas o imposto de renda não esquece de você. You have been warned. Você foi avisado! 

No comments:

Post a Comment