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Friday, May 13, 2016

Por que AINDA é importante a propaganda para lançar seu produto nos Estados Unidos?


Quem não escutou falar que a propaganda é alma do negócio? Acontece que a maioria dos fabricantes quando querem exportar ou abrir sua empresa em Miami, esquecem dessa realidade. 

Muitos acreditam que só porque tiveram sucesso no Brasil, terão o mesmo sucesso no mercado americano. Como se diz no bom inglês, não poderiam estar mais longe da verdade.

No mercado brasileiro, quando tem liderança, esses fabricantes de um modo geral competem com os fabricantes brasileiros, e de uns bons anos para cá, com os chineses; o que já foi suficiente para quebar muita gente. Aqui esse mesmo fabricante irá competir no segmento dele com fábricas do mundo inteiro, querendo disputar o mesmo espaço que ele quer.

É sabido que a guerra acontece na cabeça do consumidor (share of mind), e que na maioria das vezes essa batalha é travada em frações de segundos quando o consumidor americano está “passeando” nas lojas e hoje com mais um motivo para distraí-lo que não é outro concorrente mas o celular.

Se o produto não possuir um diferencial, um apêlo diferente que chamamos de USP, para os mais bairristas, lamentamos informar que não é a universidade mas sim o unique selling proposition ou unique selling point, vai ficar muito difícil.

Aos mais curiosos, esse termo foi criado em 1940 pelos pioneiros em propaganda na televisão. Mais tarde foi difundido ainda pelo professor de Harvard Theodore Levitt, onde dizia que a diferenciação é uma das estratégias mais importante que uma empresa deve com regularidade se engajar.

Perguntamos: qual é o seu diferencial? Por que o americano tem que comprar o seu produto?

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