Search This Blog

Monday, January 24, 2011

Brasil conhece a indústria da tragédia

O Brasil foi impactado nos primeiros dias de janeiro com a tragédia nas cidades de Teresópolis, Petrópolis e Friburgo. Com imagens impressionantes, os brasileiros acompanharam a dor dos que ficaram. 
Acompanharam os que perderam filhos, esposas, maridos, amigos, enfim, perderam literalmente tudo na enchente ou deslizamento de terra. Uma devastação total onde o recomeçar de novo já é um grande desafio.

Mas porque estamos escrevendo sobre a “indústria da tragédia”? Porque nós que empresariamos aqui no mercado americano estamos acostumados a isso. Você por acaso conhece algum outro país com mais desastre natural do que os Estados Unidos?

Anos atrás, mas precisamente durante o estrago do furacão Katrina, fizemos um projeto de distribuição para vários fabricantes brasileiros com o objetivo de atender os necessitados da área de Nova Orleans.

O que não faltou foi crítica em cima do projeto. Desconfiados, tratados fomos por vários fabricantes como exploradores da dor alheia. O que nunca entendemos e não entenderemos dessa maneira.

Hoje temos milhares de pessoas que literalmente precisam de tudo. Precisam de casa, toda a mobília, roupa, carro, comida, enfim, tudo. Estudos apontam 5 milhões de pessoas em área de risco no mínimo!

Perguntamos: por acaso o nível de caridade do homem é tão grande assim que doará tudo e à todos? Por acaso o nível de caridade dos fabricantes e/ou empresários é tão grande assim que doará tudo e à todos?

Sabemos que a dor muito grande em um momento inicial nos une. Mas com a rotina, isso mesmo, com a rotina a vida continua...e as pessoas vão seguindo o curso da vida. Alguém hoje fala sobre o terremoto do Haiti como falava? E do tsunami onde milhares de vidas pereceram? E Angra dos Reis ano passado?

O Brasil pelos últimos noticiários começa a ser afetado pelos desastres naturais; e devido ao tamanho continental e mudanças climáticas mundiais, ainda haverá muita coisa pela frente.

Cabe a nós empresários, administrar as oportunidades tanto aqui nos States como no Brasil e abastecer os necessitados, sem postura de exploração e especulativa que já aconteceram nas serras fluminenses. Milhões de reais serão investidos nessas áreas e o desenvolvimento virá.

Entrevistas mostram que os afetados ficam agradecidos não só por ganhar mas como ter fácil acesso a compra.

Isto posto, você fabricante se prepare por que mais tragédias naturais ainda estão por vir ou aqui em território americano ou brasileiro. Somos pessimistas? Claro que não, apenas realista.

No comments:

Post a Comment