Depende do
mercado de destino.
Se você é
fabricante brasileiro e vende para o Brasil e ou exporta para qualquer país
onde as embalagens escritas em português, são aceitas, você pode escrever Indústria
Brasileira.
Mas se você
quer entrar no mercado internacional, seja americano ou qualquer outro, com sua
embalagem em inglês, o certo é e sempre será Made in Brazil.
Chega a ser
assustador a quantidade de fabricantes brasileiros que nos apresentam
embalagens escritas Brazilian Industry, com erros gramaticais, erros de conversão
de pesos e medidas! Um tremendo balaio de gato! Mas é melhor ver do que ser
cego!
Mostrando
que não possuem espírito de excelência, muitas das vezes usando o Google como
tradutor, essas empresas se recusam a contratar profissionais qualificados que
existem no Brasil, apelando a um recurso gratuito, comprometendo assim o
posicionamento da marca/produto nos Estados Unidos.
O pior de
tudo é que esse tipo de exposição junto ao comprador especializado, ao longo do
tempo, compromete toda a indústria brasileira. Você pode até achar que estamos
exagerando mas não!
Vai nos
dizer que você não conhece alguém que diz que o chinês é assim porque ele
conhece um chinês? O crítico esquece que na China existe mais de 1 bilhão de
chineses; mas ele conheceu 1 na 25 de março em São Paulo ou na pastelaria, e
diz que o chinês é assim! Você já deve ter escutado isso...
A mesma
coisa acontece por aqui. O comprador americano começa a ver tanto amadorismo
que começa a rotular a indústria brasileira de “amadora” e começa dificultar
nossa aproximação.
Em uma país
que tem uma fábrica chamada Embraer que encanta o mundo com seus aviões e
avanços tecnológicos, não vem dizer a esse blogger que as indústrias não sabem preparar
e formatar uma embalagem nos padrões americanos para que o produto seja
posicionado nos Estados Unidos.
Como se diz
por aqui, there is a will, there is a way. Onde existe vontade, tem um caminho.
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