Search This Blog

Monday, October 12, 2009

Investir em imóvel nos USA - não tão fácil como se imagina!


Quem não quer segurança no investimento? Quem não quer ganhar dinheiro fácil? Se você que lê essa matéria conhece alguma maneira de ganhar dinheiro fácil, com 100% de segurança e sem dor de cabeça, fala conosco que queremos conhecer.

É sabido que vários brasileiros endinheirados querem investir em imóveis aqui nos Estados Unidos. Chegam aqui e se sentem bem com o título de “investor” ou “developer”...respectivamente aquele que investe ou desenvolve.

Acontece que esse investidor não está sózinho...centenas de investidores com muita experiência, profundas conexões no mercado imobiliário que já atuam há anos se não décadas, estão disputando o mesmo mercado. Aqueles que compram para revender o mais rápido possível, são os chamados flippers, e estão de volta ao mercado.

A fase de lucro especulativo do ramo imobiliário, a-ca-bou! Agora o lucro será dentro do cenário normal de qualquer negócio, oferta e procura, e desenvolvimento econômico da região.

E os maiores lucros estão nos imóveis mais comprometidos Seja comprometimentos jurídicos porque de uma maneira ou outra estão envolvidos em processo de falência, foreclosure (retomada do imóvel pelo banco) ou inventário; ou comprometimento de engenharia, ou seja, aqueles imóveis que necessitam grande reforma. E mão-de-obra boa é desafio em qualquer lugar.

Muitas das vezes, não sendo uma vizinhança muito nobre, existe furto de geladeiras, fogões, ar-condicionados que muitos ficam do lado de fora, entre outros ítens, quando não tentam habitar a casa porque os “olheiros” percebem que o imóvel está desocupado.

É sabido que o mercado é lucrativo, mas não se engane que o dever de casa é intenso, demorado, e exige certa tecnabilidade comercial e jurídica, principalmente para os não-residentes e como muitos brasileiros dizem, mais estressante do que eles imaginavam.

É só perguntar a “esses investidores” brasileiros como eles ficam quando os inquilinos não pagam o aluguel, ou destroem o imóvel ou o furacão acaba com o imóvel e o seguro não cobre?

Não podemos nos esquecer que é apontado como um dos principais motivos da crise financeira americana que abalou o mundo, o mercado imobiliário americano. Porque será?

5 comments:

  1. OLá, Ricardo.
    Tenho 48 anos e minha esposa, 46, e somos funcionários púbicos federais, com boa renda mensal.
    Temos interesse em comprar uma casa em Orlando, FL, para, num primeiro momento, usar nas férias e alugar e, depois, morar.
    Ouvi dizer que, se o estrangeiro tem um imóvel nos EUA, já teria garantido o Green Card. É verdade isto?
    Como faço para morar nos EUA, legalizado?
    Um abraço.
    Luiz CArlos - luizcarlossantana@gmail.com

    ReplyDelete
  2. Ola:

    Concordo que o mercado de fazer "flip" acabou e nao vai voltar tao cedo. Agora quem estao entrando no mercado sao invetidores que tinham visto o crise vindo e sairem com dinheiro na mao.

    Tem bastante oportunidade para quem tem recourso financeiro e quer investir em imoveis nos E.U. no long-term (5-7 anos).

    Agente faz negocio de ajudar comprar e dirigir o investimento num jeito mais lucrativo para o investidor. Pode ver nosso servico no website:

    www.skeproperties.com

    Obrigado:

    Jeff

    ReplyDelete
  3. Olá,

    Sou mais um interessado em comprar uma casa nos EUA, tenho algum dinheiro para investir. Primeiramente vinha pensando em comprar uma casa em foreclosure, tenho parentes em IL e contaria com eles me ajudando a olhar as propriedades.

    Mas durante minhas pesquisas, passei a conhecer aolgo sobre tax liens. Mas ainda não consegui descobrir se é possivel fazer isso atraves de um broker ou algo assim. Alguem tem alguma opnião?

    Felipe.

    ReplyDelete
  4. O que acabou foi a especulação que fazia o preço do imóvel dobrar a cada 2 anos.

    Agora, voltou a ser um investimento de longo prazo conservador.

    Sobre critérios de valorização e riscos jurídicos e negociais, isso também é típico do mercado imobiliário em qualquer lugar do mundo.

    ReplyDelete
  5. Só mais um detalhe. Comprar um imóvel nos EUA é, ao mesmo tempo um investimento real (feito na baixa, após o estouro da bolha), e também um investimento cambial, servindo de hedge para caso de desvalorização excessiva do real.

    ReplyDelete