Search This Blog

Wednesday, December 6, 2017

Cúmplice. A palavra do ano de 2017 nos Estados Unidos

O website americano www.dictionary.com que eu visito com bastante frequência apesar do meu bom vocabulário em inglês, elegeu a palavra COMPLICIT ou CÚMPLICE em português, como a palavra do ano de 2017.

O DICIO – Dicionário on Line de Português define CÚMPLICE da seguinte maneira.

Substantivo masculino  e feminino. Comparsa; pessoa que participa ou contribui de alguma forma para a realização de um crime ou de uma ação ilegal.

Como todos os escandâlos que aconteceram em Washington dentre outras esferas políticas,  empresariais e Hollywoodiana com os assédios sexuais, não é difícil entender porque a palavra CÚMPLICE foi eleita.

E como a vida nos ensina, nenhum desses grandes escandâlos, um só age. Seja na esfera que for, sempre alguém sabia e por motivos diversos, os interessados fecham os olhos.

O Google hoje norteia esse processo de interesse em alguma palavra mediante a busca.

No caso, em março teve um aumento de 10.000% devido a atriz Scarllet Johansson em um programa humorístico de televisão imitando a Ivanka Trump com um perfume chamado COMPLICIT ou CÚMPLICE.

Mas em abril quando a própria Ivanka Trump em uma entrevista na CBS, se defendia de uma acusação contra ela, quando o repórter a acusava de ser  cúmplice junto com o marido, em algumas ações do pai, o Presidente Donaldo Trump, a busca aumentou quase 11.000%

O curioso é que todos nós, inclusive esse blogger, de uma maneira ou outra somos cúmplices de alguma coisa, se pegarmos todas as variações do significado da palavra.

Não tem como falar diferente. Tem um significado muitíssimo forte que até a presente data não tinha pensado no assunto.

Consulte você mesmo a palavra cúmplice e tire suas conclusões. 

No comments:

Post a Comment