Friday, October 7, 2016

Como se fala furacão em inglês? Miami não é Brasil!

Como o mundo sabe, o furacão Matthew causou grande prejuízo no Caribe, atingindo de maneira impiedosa Haiti, Cuba e Bahamas, causando muitas mortes e destruição. Enquanto escrevo essa matéria, dia 7 de outubro de 2016, Matthew está castigando o norte da Flórida. 

Mas o que tem haver o furacão com a matéria publicada, pergunta você? Gostaria de ter uma resposta mais suave no momento, mas não tenho. A resposta é: a sua vida pode estar em jogo!

Como assim, pergunta você ! Amigos, ontem o Sul da Flórida foi ameaçado com a chegada do furacão Matthew. Acontece que por volta das 17 horas local, o furacão desviou e subiu para o norte, livrando milhões de floridianos que estavam preocupados com esse monstro.

Amigos, ontem à tarde, mesmo antes das 17 horas local, ou seja, antes de desviar, o governo do Condado de Miami-Dade, já tinha anunciado de maneira exaustiva na televisão, rádio e rede social, como diz no Brasil “bombado” na mídia, que o alcance do furacão no Condado já estava classificado como tempestade tropical (muita chuva e ventos fortes).

Mesmo assim, depois de exaustivos noticiários,  tomei conhecimento que brasileiros estavam saindo do condado em pânico e alguns “fugindo” para o norte!

Falando sério....como pode fugir em direção ao furacão? Porque “não fugir” então para o oeste ou sul? Com certeza também não devem conhecer os pontos cardeais! Caso você não lembre, norte, sul, leste e oeste.

Quando escutei sobre esses brasileiros, me perguntei quantos milhares estariam na mesma situação por não falar inglês nem espanhol? 

Como fica agora aqueles brasileiros que enganam outros brasileiros dizendo que não precisa falar inglês para morar em Miami?

Pegando uma carona na bíblia, meu povo sofre por desconhecimento. No verso seguinte ainda diz, porque se recusa a aprender! É um absurdo qualquer um tomar tal atitude ou por falta de informação ou por não entender inglês! Agora cheguei no vídeo.

Amigos, Miami não é Brasil. Aprenda inglês! O fato de você falar português em Miami, não quer dizer que você está no Brasil. Como digo no vídeo, aqui tudo é novo! A experiência em um furacão, acredito eu deve ser uma experiência nova para você! 

Aqui em Miami você tem furacão. Mas dependendo de onde escolher para morar, desastres naturais irão te visitar. Seja terremoto, tornado,  nevasca, incêndios, enchentes ou até mesmo uma comoção social de rebelião, como tem acontecido devido esses envolvimentos entre a comunidade afro e policiais. 

E o que você faz? Quem você escuta? O teu amigo de infância que é gente boa, que mora aqui há muitos anos e que também não fala inglês? The book is on the table não vira nessa hora! Você não quer magoá-lo mas coloca sua vida e da sua família nas mãos dele. 

Em uma situação dessas que dependendo da gravidade, uma decisão errada da sua parte, como se diz aqui, pode te matar! Pode matar a sua família. E pode acreditar, não será por falta de informação e sim porque você não entende inglês. Não tem desculpa!

Cabe a você saber qual a melhor solução para sua vida e da sua família. O governo dentro do possível faz muito bem a parte dele. E você? Do you speak English?  Ah, ia me esquecendo, furacão em inglês é hurricane.

Veja vídeo...



No comments:

Post a Comment