Tuesday, June 26, 2018

Aviso cancerígeno na água? Na Califórnia sim! Como é isso?


Se você é exportador brasileiro de qualquer produto onde água é um componente, já no segundo semestre desse ano, conhecer a Proposition 65, irá fazer a diferença do seu produto se posicionar nas pratileiras americanas, principalmente na Califórnia. E claro, evitar um baita de um processo?

Opa! Agora você chamou a minha atenção, Richard! 


Mas aí você diz o seguinte: eu não exporto para a  Califórnia. Mas eu te respondo: a Califórnia é fomadora de opinião nos Estados Unidos, e logo outros estados americanos estarão copiando. Tenha certeza disso!

Mas o que é Proposition ou Prop.65?

Conhecida como Safe Drinking Water and Toxic Enforcement Act of 1986, Água Potável Segura ou Decreto Contra Toxinas, perdoe se não consegui a tradução perfeita, mas creio que já entendeu a proposta, todos envolvidos na cadeia produtiva, desde fabricante, fornecedores, distribuidores, representantes, varejistas e qualquer outra posição que você possa imaginar que participe desse processo até chegar ao consumidor final, terá obrigatoriedade por lei, a partir de 30 de agosto de 2018, a apresentar um rótulo ou etiqueta de segurança.

A prop 65 tem como objetivo informar ao consumidor, todos os químicos usados na água que causam ou podem causar cancer, defeitos de nascença dentre outras doenças.

Como sempre, apesar dessas medidas serem confusas, se você acha que pode passar por cima dos compliances and regulations já determinado e prontos para serem aplicados, aviso que você terá problemas e muito sérios de posicionamento.

 A Metodologia PFP – preparar, formatar para posicionamento no mercado americano, nesses produtos, mais do que nunca terão que ser aplicados.

Se o fabricante não estiver preparado e formatado para as novas exigências do mercado, esquece que ele não terá chance.

E mais, se o fabricante não considerar um bom seguro de liability (responsabilidade civil) e até mesmo um eventual plano de recall, meu conselho: esquece os Estados Unidos!

Esquecer como se eu já estava considerando o maior mercado do mundo, diz você?

Minha respota é a de sempre: se prepare com os devidos seguros, adicione nos custos e vamos para frente.

Mas aí você continua dizendo, meu produto usa água mas não é para beber mas para outro tipo de uso. 

Meus Amigos, welcome to America! Uma vez que firmar jurisprudência, o resto vem na carona. Esteja preparado e formatado! 

Informações oficiais no site da OEHHA – Office of Environmental Health  HazardAssessement que é uma das agências de proteção ambiental do Estado da Califórnia / CalEPA – California Environmental Protection Agency.

Como sempre digo, a festa nos Estados Unidos é maravilhos mas o bilhete de entrada é caro!

No comments:

Post a Comment