Search This Blog

Thursday, July 9, 2009

Social Networking x Social NOTworking - isso é para você?



Se você está ligado hoje na internet, duas coisas você recebe quase que diáriamente, spam e convite para algum grupo social.

Segundo o mercado, Twitter cresceu 3.000% em abril e Facebook teve 61.2 milhões de visitas em março. Aos que acompanham, sabem que o Twitter e Facebook, mudaram a maneira de fazer política e negócios no mundo inteiro. E aos que duvidam, basta ver o que aconteceu na eleição do Obama, na crise do Iran e agora no falecimento do Michael Jackson.

Aqui nos Estados Unidos chama-se social networking mas muita gente já está chamando de social not-working...porque o que se gasta de tempo nesses grupos, já começa a afetar a produtividade e já têm gente sendo demitida. Você acaba não trabalhando...not working!

Se você adere à esses grupos fora do expediente de trabalho, o que você faz com o seu tempo vago, é problema e opção sua. Mas se for durante o período de expediente? Como proceder?

Vou conseguir mais negócios? Irei aumentar meu relacionamento qualitativamente e construtivamente a ponto de ajudar minha carreira ou negócio?

Não podemos esquecer que a amizade têm que ser cativada. Temos que investir tempo. Terei condição de atualizar meus dados? Ou vou deixar meus dados desatualizados para todos verem que não nem aí?

O curioso dessa onda toda é que muitos usuários não estão sabendo administrar o emocional. Outro dia encontramos uma brasileira aqui em Miami que estava muito triste e frustrada porque seus "amigos" do Okurt não ligaram para ela no dia do aniversário dela! Só a irmã, a mãe e uma amiga. E não estão no Okurt! Woops! Ela se decepcionou tanto que deu a entender que iria parar.

Essa indústria do social networking é baseada em cima da necessidade das pessoas "belong to" que é "pertencer à alguma coisa"..."ser conhecido do/da...fulano(a)"...isso na verdade é uma necessidade que todos nós temos, só que hoje é cyber.

Muitos estão ficando de cara feia e decepcionados porque os convidados não aceitaram o covite ou não foram convidados!

Também estão descobrindo que aquela grande figura, gente importante que a convidou, não atualiza o grupo muito menos sabe quem ela é! As pessoas importantes, seja celebridade ou não, quando fazem, muitas estão contratando adolescentes para atualizar o Facebook, My Space, Twitter, etc.

Em momento algum queremos dizer que o social networking não funciona. Mas é uma realidade que está sendo cada vez mais perguntada e debatida aqui nos States. E você têm que saber o que é melhor para seu negócio e vida pessoal.

As três perguntas que deixamos para você que está lendo nosso blog inaugural são as seguintes:

E se eu não for mais aceito pela pessoa que me convidou?
E se não for convidado por fulano?
E se convidar ciclano e fulano...e ele não aceitar?

Cabe à você responder essas perguntas avaliando se a partir do momento que perder sua privacidade na web, suas expectativas seja ela quais forem, serão preenchidas.

No comments:

Post a Comment