Search This Blog

Saturday, January 17, 2015

Quero voltar para o Brasil. Como faço?

Com a virada do ano, a maioria faz um plano de vida. Para o brasileiro que está aqui nos Estados Unidos, a cultura ensina a fazer o chamado resolution, que são as metas que você quer alcançar no ano.

Curiosamente aqueles que viram a data de 31 de dezembro e pensam em voltar para o Brasil, consideram voltar antes do Carnaval e desfrutar daquilo que dizem sentir saudades...família, verão, praia, samba, botequim e de novo Carnaval. Será mesmo? 

Você pode acreditar que muitos que pensam em voltar, carregando o sentimento de derrota juntando com a distração e emoção da viagem de volta, esquecem de fazer um planejamento. Ou seja, o que já estava ruim, piora!

Preocupado com a repatriação dos brasileiros que depois de sofrerem aqui fora, juntar o suado dólar quando juntam, e perdem tudo ou quase tudo logo na chegada porque não tem mais o tato com a cultura brasileira, o Ministério das Relações Exteriores com o apoio de outros órgão governamentais como CEF, Ministério do Trabalho, SEBRAE, e a Receita Federal desenvolveram o Portal do Retorno, onde o brasileiro que está voltando encontra as informações básicas para se posicionar no “retorno” ao Brasil.

Se você que lê esse blog pensa em voltar ou conhece alguém que está pensando em voltar, pode acreditar que o voltar para o Brasil depois de um tempo morando nos Estados Unidos, é igual ou mais difícil do que imigrar para cá.

Apesar desse blogger hoje já ser cidadão americano, quando a história dele começou em 1984, ele veio e voltou para o Brasil duas vezes antes de se estabelecer direto em 1991. Saiba você que voltar, nunca foi, é e será fácil, basta perguntar quem já passou por essa experiência.

Se esse alguém que está nessa situação e não tem a mínima noção por onde começar, não deixe de visitar o site http://www.portalconsular.mre.gov.br/retorno-ao-brasil/retorno-ao-brasil

No comments:

Post a Comment