Thursday, November 22, 2012

É Black Friday nos Estados Unidos. Você vai fazer compra no BestBuy? Macy’s? WalMart? Você está preparado?

Como se diz no bom inglês, it is insane!

Apesar da economia americana está delicada, a população americana já começou a se preprarar para desfrutrar das famosas promoções de Black Friday.

Nas tradicionais lojas, acampar do lado de fora, leia de novo, acampar do lado de fora começa a ser tornar também uma tradição ou característica dos mais animados no maior feriadão dos Estados Unidos.

Ficamos nos perguntando se esses que acampam é para entrar primeiro nas lojas ou para dar entrevistas nas televisões locais e nacionais, como os da foto que começaram acampar ontem aqui no Doral na loja do Best Buy.  A Best Buy daqui de Miami ficarão abertas 25 horas!

As lojas tradicionais como Macy’s, WalMart, Target, JC Penney e quase todos os shoppings e principalmente as lojas de eletrônicos como a Best Buy são as mais procuradas e experimentarão uns consumidores bem afoitos como sempre aparece na imprensa.

Uma maratona comercial que parece que tem sido esticada a cada ano para tomar o suado e sofrido dólar do americano, seja esse dólar trabalhado ou do cartão de crédito, que depois segundo pesquisas a maioria não tem como pagar e o show continua, porque isso aqui é América.

O comércio on line também não é diferente. Hoje com certeza vários websites devem crash causando uma grande frustação no internauta. E a antecipação on line está cada vez maior. No passado o Black Friday começava às 10 da noite, hoje já existe às 9 da noite e pelo jeito qualquer dia será na hora do almoço de quinta-feira, e viva a concorrência predadora americana.

Opa, mas não é sexta-feira que as grandes liquidações começam nos Estados Unidos?

Sim e não. Sim no calendário oficial que o país tenta a seguir há anos. Não porque a crise e a internet mudaram e estão mudando tudo. A crise fez com que grande lojas formadoras de opinião antecipassem o horário. A internet fez com que os internautas fossem para os computadores e não para as lojas.

A Associação Americana de Eletrônico (Consumer Electronics Association) diz que, assim como no ano passado, os americanos deverão gastar quase os mesmos US$ 250.00 por pessoa em produtos eletrônicos nesse final de ano.

O cenário financeiro do consumidor acreditamos ser pior do que do ano passado. Como o crédito está apertado, os cartões de créditos já estão de olho na inadiplência, os lojistas esperam que antecipando os horários de compra, você com o seu dinheiro, com a sua farinha, gaste no pirão dele que é a loja. Farinha pouca, meu pirão primeiro! Entendeu?

Se você acha que não é assim, já tem muito lojista querendo abrir o Black Friday na quinta-feira. Ou seja, querem lançar o Black Thursday! Pelo visto, ficará black (positivo) para o lojista e red (negativo) para o consumidor.

No comments:

Post a Comment