Search This Blog

Wednesday, May 3, 2017

Indústria Brasileira ou Made in Brazil? Qual o certo?

Depende do mercado de destino. 

Se você é fabricante brasileiro e vende para o Brasil e ou exporta para qualquer país onde as embalagens escritas em português, são aceitas, você pode escrever Indústria Brasileira.

Mas se você quer entrar no mercado internacional, seja americano ou qualquer outro, com sua embalagem em inglês, o certo é e sempre será Made in Brazil.

Chega a ser assustador a quantidade de fabricantes brasileiros que nos apresentam embalagens escritas Brazilian Industry, com erros gramaticais, erros de conversão de pesos e medidas! Um tremendo balaio de gato! Mas é melhor ver do que ser cego!

Mostrando que não possuem espírito de excelência, muitas das vezes usando o Google como tradutor, essas empresas se recusam a contratar profissionais qualificados que existem no Brasil, apelando a um recurso gratuito, comprometendo assim o posicionamento da marca/produto nos Estados Unidos.

O pior de tudo é que esse tipo de exposição junto ao comprador especializado, ao longo do tempo, compromete toda a indústria brasileira. Você pode até achar que estamos exagerando mas não!

Vai nos dizer que você não conhece alguém que diz que o chinês é assim porque ele conhece um chinês? O crítico esquece que na China existe mais de 1 bilhão de chineses; mas ele conheceu 1 na 25 de março em São Paulo ou na pastelaria, e diz que o chinês é assim! Você já deve ter escutado isso...

A mesma coisa acontece por aqui. O comprador americano começa a ver tanto amadorismo que começa a rotular a indústria brasileira de “amadora” e começa dificultar nossa aproximação.

Em uma país que tem uma fábrica chamada Embraer que encanta o mundo com seus aviões e avanços tecnológicos, não vem dizer a esse blogger que as indústrias não sabem preparar e formatar uma embalagem nos padrões americanos para que o produto seja posicionado nos Estados Unidos.

Como se diz por aqui, there is a will, there is a way. Onde existe vontade, tem um caminho.

No comments:

Post a Comment