Duas pessoas fazendo negócios, já não é muito fácil. Quando essas pessoas estão em países diferentes, culturas diferentes e muitas das vezes, até mesmo língua diferentes, o que já era difícil mais difícil fica.
Mas porque estamos falando isso? Existem estudos, que apontam que uma das razões que o brasileiro têm dificuldade de se expressar é a própria língua portuguesa. Falta objetividade. A língua portuguesa é muito vasta quando a inglesa não é.
A língua inglesa é mais direta, mais objetiva; inclusive o vocabuário inglês é menor. Vai direto no assunto. Just do it como diz o famoso slogan da Nike.
O famoso be specific, seja específico, é um must quando se negocia com qualquer fornecedor americano ou prestador de serviços nos Estados Unidos.
É impressionante os problemas que surgem no dia a dia, por que muitas das vezes, o importador brasileiro não sabe o que quer comprar, e resume a intenção de compra e não definição no etc, etc e etc.
E amigos, se fossemos relatar só nossas experiências aos longos desses quase 20 anos...com certeza você não teria “saco” de ler tudo e como também começaria a nos dar razão. Isso sem contar outras experiências de amigos nossos...
Mas porque estamos falando isso? Existem estudos, que apontam que uma das razões que o brasileiro têm dificuldade de se expressar é a própria língua portuguesa. Falta objetividade. A língua portuguesa é muito vasta quando a inglesa não é.
A língua inglesa é mais direta, mais objetiva; inclusive o vocabuário inglês é menor. Vai direto no assunto. Just do it como diz o famoso slogan da Nike.
O famoso be specific, seja específico, é um must quando se negocia com qualquer fornecedor americano ou prestador de serviços nos Estados Unidos.
É impressionante os problemas que surgem no dia a dia, por que muitas das vezes, o importador brasileiro não sabe o que quer comprar, e resume a intenção de compra e não definição no etc, etc e etc.
E amigos, se fossemos relatar só nossas experiências aos longos desses quase 20 anos...com certeza você não teria “saco” de ler tudo e como também começaria a nos dar razão. Isso sem contar outras experiências de amigos nossos...
Nos desculpem aos que já estão milindrados de ler essa matéria, mas na América quanto mais específico você for, mais chances têm de acertar e se relacionar. Time is money!
Quando você contratar os serviços de uma trading company para o representar, dando assessoria nas compras ou qualquer outro tipo de serviços, entenda que caso essa trading, consultor e/ou empresário trabalhe nos padrões americanos, ele irá pedir a mesma coisa. Be specific!
Imagina que ligamos para você e pedimos para fazer um serviço de compras no Brasil. Pedimos para comprar os ítens A.B,C e D...acertamos um preço. Só que não descrevemos o etc, etc, e etc! Sendo você prático e objetivo, você nos pergunta o que é o etc? Nós te respondemos etc é etc...e continuamos sem definir o etc. Como você se sentiria? Confuso não?! Você arriscaria nos prestar serviços? Se sim, quanto cobraria?
Vamos ainda mais longe...o fato de você falar português nos Estados Unidos, não quer dizer que você está no Brasil. E isso amigo leitor, confunde demasiadamente a cabeça de qualquer brasileiro que quer fazer negócios com e/ou no mercado americano.
Não está fácil para ninguém. As pessoas estão cada vez mais sem tempo, paciência e cada vez mais sensíveis...e no que pudermos ajudar, mostrando a realidade dura e crua do que é fazer negócios nos States, iremos mostrar porque é o objetivo desse blog.
Fantasia nesse país? Você encontra nos parques da Disney...mesmo assim quando chegamos na bilheteria e dentro dos parques, o sonho acaba...e nós que viramos o Pateta, porque tudo é caro....mas fantasia é fantasia...e no fundo a maioria que ser enganada...que diga Hollywood.
No comments:
Post a Comment