Search This Blog

Wednesday, May 1, 2019

Brasil aumenta participações nas feiras nos Estados Unidos. Está aprendendo alguma coisa?

Que o exportador brasileiro está começando a entender, que os grande negócios nos Estados Unidos de um modo geral acontecem dentro das feiras, é um fato.

Não iremos comentar segmentos muito menos expositores, mas muitos com uma parceria com a Apex-Brasil se lançam nas feiras nos grandes centros americanos como Miami, Orlando, Atlanta, Chicago, Nova York, Dallas, Houston ou Las Vegas. É nítida a presença brasileira.

Mas as perguntas que não querem se calar são as seguintes: estão eles preparados para vir, competir e dar o devido follow up do que aconteceu no evento? Estão aprendendo? 

Na minha experiência participando e visitando uma infinidade de feiras ao redor do país, falando com compradores americanos desde 1991, e até mesmo prestando consultoria para alguns, posso garantir que a maioria, não! Não está preparado!Triste realidade!

Entendemos que para o exportador brasileiro, a aquisição de um espaço, devido ao câmbio e toda logítisca envolvendo remessa de mostruário, despesas de viagens, e tudo que é correlato ao evento, ao dinheiro de hoje, é um esforço 4 vezes maior na mente dele. É inibidor!

Mas o que fazer? Pergunta você!

Ousamos em dizer que criamos uma embalagem chamada Metodologia PFP – Preparar, Formatar para Posicionar nos Estados Unidos.

Costumamos dizer que a primeira coisa que tem que estar preparada e formatada, é a cabeça do dono da empresa. Se não estiver, se ele não entender, tudo será despesa e não investimento.

Uma vez que o dono mude o mindset dele, e que o mesmo tenha recursos, com vontade, o processo rumo aos Estados Unidos se inicia.

Apesar do vídeo abaixo ter sido gravado um tempo atrás, parece que foi ontem; porque o comportamento dos brasileiros continua o mesmo.

Quanto aos números mencionados no vídeo, fiquem tranquilos que só aumentaram mostrando assim quão gigantesco é esse segmento, não alterando em nada o teor do mesmo.

Nesse vídeo também, você terá a oportunidade de escutar sobre o que é pré-show, durante-show e pós-show, e os cuidados que terão que ser tomados.

Para finalizar, queremos enfatizar que aumento de exposição não significa aprendizado! Como sabemos, o fato de você estar andando em uma treadmill (esteira aeróbica), não signifca que você está saindo do lugar! 

Por mais que o possível exportador venha despreparado, com certeza ele verá e confirmará com os próprios olhos o seguinte: a voracidade de compra do mercado trilionário dos Estados Unidos.

Até onde esse blogger sabe, segundo dados oficiais, os Estados Unidos importaram em 2018 a bagatela de US$ 2.5 trilhões de dólares, e o Brasil contribui com somente US$ 31.2 bilhões de dólares, o que representa somente 1.23% do total das importações.

Veja vídeo Marketing de feira ou exposição nos Estados Unidos e tire suas conclusões.


2 comments:

  1. Richard, certinho. Eu defendo que mesmo não vendendo nem comprando a participação em feiras é fundamental para detectar tendencias.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigado Thomas pelo comentário. A visitação a qualquer feira internacional nos Estados Unidos, deveria ser parada obrigatória para qualquer exportador. Abraços, Richard

      Delete