Não iremos comentar segmentos muito menos expositores, mas muitos com uma parceria com a Apex-Brasil se lançam nas feiras nos grandes centros americanos como Miami, Orlando, Atlanta, Chicago, Nova York, Dallas, Houston ou Las Vegas. É nítida a presença brasileira.
Mas as perguntas que não querem se calar são as seguintes: estão eles preparados para vir,
competir e dar o devido follow up do que aconteceu no evento? Estão aprendendo?
Na minha
experiência participando e visitando uma infinidade de feiras ao redor do país, falando com compradores americanos desde 1991, e até mesmo
prestando consultoria para alguns, posso garantir que a maioria, não! Não está preparado!Triste realidade!
Entendemos
que para o exportador brasileiro, a aquisição de um espaço, devido ao câmbio e
toda logítisca envolvendo remessa de mostruário, despesas de viagens, e tudo
que é correlato ao evento, ao dinheiro de hoje, é um esforço 4 vezes maior na mente dele. É
inibidor!
Mas o que
fazer? Pergunta você!
Ousamos em
dizer que criamos uma embalagem chamada Metodologia PFP – Preparar, Formatar
para Posicionar nos Estados Unidos.
Costumamos
dizer que a primeira coisa que tem que estar preparada e formatada, é a cabeça
do dono da empresa. Se não estiver, se ele não entender, tudo será despesa e
não investimento.
Uma vez que
o dono mude o mindset dele, e que o mesmo tenha recursos, com vontade, o
processo rumo aos Estados Unidos se inicia.
Apesar do
vídeo abaixo ter sido gravado um tempo atrás, parece que foi ontem; porque o comportamento
dos brasileiros continua o mesmo.
Quanto aos
números mencionados no vídeo, fiquem tranquilos que só aumentaram mostrando assim quão gigantesco é esse segmento, não alterando em nada o teor do mesmo.
Nesse vídeo
também, você terá a oportunidade de escutar sobre o que é pré-show, durante-show
e pós-show, e os cuidados que terão que ser tomados.
Para finalizar, queremos enfatizar que aumento de exposição não significa aprendizado! Como sabemos, o fato de você estar andando em uma treadmill (esteira aeróbica), não signifca que você está saindo do lugar!
Por mais que o possível exportador venha despreparado, com certeza ele verá e confirmará com os próprios olhos o seguinte: a voracidade de compra do mercado trilionário dos Estados Unidos.
Até onde esse blogger sabe, segundo dados oficiais, os Estados Unidos importaram em 2018 a bagatela de US$ 2.5 trilhões de dólares, e o Brasil contribui com somente US$ 31.2 bilhões de dólares, o que representa somente 1.23% do total das importações.
Veja vídeo Marketing de feira ou exposição nos Estados Unidos e tire suas conclusões.
Para finalizar, queremos enfatizar que aumento de exposição não significa aprendizado! Como sabemos, o fato de você estar andando em uma treadmill (esteira aeróbica), não signifca que você está saindo do lugar!
Por mais que o possível exportador venha despreparado, com certeza ele verá e confirmará com os próprios olhos o seguinte: a voracidade de compra do mercado trilionário dos Estados Unidos.
Até onde esse blogger sabe, segundo dados oficiais, os Estados Unidos importaram em 2018 a bagatela de US$ 2.5 trilhões de dólares, e o Brasil contribui com somente US$ 31.2 bilhões de dólares, o que representa somente 1.23% do total das importações.
Veja vídeo Marketing de feira ou exposição nos Estados Unidos e tire suas conclusões.
Richard, certinho. Eu defendo que mesmo não vendendo nem comprando a participação em feiras é fundamental para detectar tendencias.
ReplyDeleteMuito obrigado Thomas pelo comentário. A visitação a qualquer feira internacional nos Estados Unidos, deveria ser parada obrigatória para qualquer exportador. Abraços, Richard
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