Podem falar
o que quiser dos Estados Unidos mas aqui ainda é o maior e melhor mercado
mundial. Você pode até questionar e dizer que é a China.
A China pode até ser
em tamanho mas não o melhor, não o mais fácil, não o mais organizado. Como
sabemos, fora a língua, a China com sua cultura milenar e sistema de governo,
complica e muito para o empresário estrangeiro. O mesmo não acontece no
território americano.
Mas como
lançar um produto nos Estados Unidos? Por onde começar? Como saber se meu
produto será aceito ou não nesse mercado? Qual o melhor preço? Quais os meus
concorrentes?...fora outras perguntas e respostas que o exportador brasileiro tem que saber.
A reposta é
simples por um lado mas complicada para quem resiste a realidade. E pasme você
leitor que a maioria esmagadora dos empresários/fabricantes brasileiros resiste
a simples resposta:
Pesquisa de mercado!
Mas aí você
pergunta, mas por que resiste? Resiste por que? Primeiro porque não querem
pagar pelos serviços. Segundo, pela falta de cultura empresarial.
Se baseiam
nos “amigos”. Se os “amigos” estiverem bem informados terão melhor chance de
sucesso. Mas se os “amigos” forem...deixa para lá o adjetivo...terão uma grande
chance de tomarem decisões erradas e assumirem compromissos financeiros
desastrosos, muitas das vezes com consequências legais quase que irreversíveis!
Você acha
que estamos exagerando? Pode acreditar que não. Se ainda dúvida, incentivamos à
você fazer a sua própria “pesquisa”aí mesmo no Brasil, e perguntar aos que
tentaram lançar um produto aqui nos Estados Unidos sem pesquisa de mercado.
Mais uma
vez, a maioria chega aqui, abre a empresa, traz o produto, e tenta de uma
maneira ou outra ajudar o sistema a realidade que montou. Imagina o que
acontece?
Nós como
consultores, somos adeptos a pesquisa de mercado. Somos defensores, e a cada
dia mais convencidos estamos do seguinte: quando você entende a indústria, você
entende o mercado mas a recíproca não é verdadeira.
O mercado é
raso. O mercado é o que você vê quando sai na rua. A indústria é a parte mais
profunda que dita o mercado. Por isso todos os segmentos se referem como a indústria não necessáriamente uma fábrica.
Se você entender a diferença dos dois, suas
chances aumentam e aumentam muito. Você consegue navegar com muito mais
segurança no mercado e tomar decisões muito mais precisas.
Nós mesmos
aplicamos nas nossas experiências empresariais a pesquisa de mercado, tanto nas
oportunidades de exportar para o Brasil ou negociando para exportadores
brasileiros que querem nos contratar para exportar para cá.
Recentemente
estávamos negociando uma grande marca de material de cozinha e/ou restaurante para o mercado
brasileiro. Material muito bonito com um preço Fob americano bem competitivo.
Quando colocamos todos os custos e fizemos uma pequisa de mercado no
Brasil, a operação não se tornou tão atrativa aos interessados.
Isto posto,
como se diz nos Estados Unidos, nós colocamos dinheiro onde nossa boca está. Ou
seja, nós fazemos o que pregamos. We put our money where our mouth is.
Se você que
está lendo essa matéria, considera lançar um produto nos Estados Unidos,
invista em um pesquisa de mercado. Você não imagina o tempo, a dor de cabeça e
o dinheiro que você pode enconomizar.
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