Search This Blog

Wednesday, July 17, 2013

Estados Unidos - o lugar onde nasce e é lançado os melhores produtos do mundo!

Muitos nos perguntam como conseguimos negociar tanta distribuição de produtos novos e diferentes que a maioria nunca viu. Podemos responder da seguinte maneira. Primeiro, que temos um dom que DEUS nos deu de negociar e descobrir produtos novos.  Segundo, essa descoberta também vem de muitas pesquisas, incontáveis horas de leitura à revistas de business e newsletters; e como não poderia deixar de ser, visitas à diversos trade shows ao redor do país, durante todos esses anos.

Mas o que também não podemos deixar de mencionar, é que apesar de todos os tropeços políticos, econômicos e sociais que esse país enfrenta, não podemos esquecer que aqui ainda são os Estados Unidos da América.

Aqui é um grande país para os sonhadores e inventores. Aqui para aquele que quer expandir seus sonhos, criações e invenções, todo apoio é fornecido, não só pelo governo mas como pela iniciativa privada.

Segundo o Departamento de Marcas e Patentes americano, o famoso e poderoso U.S. Patent and Trademark Office, para os mais íntimos, o USPTO, os Estados Unidos lideram com muita distância do segundo lugar, quando se trata de invenção e registro de patente. O TM do trademark aqui faz uma diferença nas negociações, podem acreditar! 

Como por exemplo, só no ano de 2012, o USPTO registrou 134.200 patentes. Nesse mesmo relatório apresentado, mostra que muitos inventores de diversos países também registram os produtos, marcas e idéias aqui por ser o maior mercado do mundo e com melhor estrutura.

Pelo que nos consta, no ranking seguindo os States, aparece o Japão com 52.800 patentes. Em terceiro lugar a Alemanha com 15.000 e Coréia do Sul com 14.000. Antes que você pergunte, sobre o Brasil, o Brasil segue liderando a América Latina com 256 patentes! Como pode? Depois vem o México com 153, Argentina com 67, Chile 38, Venezuela com 26 e Colômbia com 16.

Ao invés de tecermos críticas duras como entendemos esse resultado brasileiro, deixaremos a pergunta para você leitor, porque será? 

Porque será que o Brasil com todo o tamanho e potencial econômico que diz ter, não apoia mais essa iniciativa?

Acreditamos poderosamente que no Brasil, muitos inventores capacitadíssimos, só estão esperando o devido apoio do sistema para colocar em práticas seus sonhos, idéias e/ou produtos. Porque não apoiar?

Friday, July 5, 2013

É bom negócio imóvel para aluguel na Flórida?


Que o mercado de imóveis tem um apelo forte para o brasileiro, não se discute. A procura continua e parece que com tudo que acontece no Brasil e aqui nos Estados Unidos, mais e mais brasileiros estão buscando investir em imóveis incentivados com a baixa dos preços não só devido a economia recessiva mas também pelo foreclosures (leilão de imóveis). 

Acontece que algumas coisas no tocante investimento imobiliário na Flórida ou em qualquer outro estado no solo americano são pouco declaradas; e você que considera um imóvel como investimento, tem que ter o devido cuidado. Tenha em mente que imóvel para aluguel tem suas restrições e obrigações. Como assim já está perguntando você?


Antes de você tomar esse comentário como verdade, consulte seu advogado imobiliário e corretor de imóveis para confirmar ou negar tais informações.

Por exemplo, é sabido que brasileiro gosta de comprar casa ou apartamento em condomínio fechado. Uma coisa que muita gente não sabe é que várias associações de moradores, os chamados HOA – Home Owner Association tem suas regras estabelecidas, e de um modo geral são rígidas e porque não dizer “chatas” que contraria e muito o indisciplinado. 

Por exemplo, uma regra muita adotada, nem todos os HOA tem as mesma, muitos não aceitam você alugar o seu imóvel por temporada! Outros limitam o números de pessoas que irão alugar o seu imóvel e por aí vai.

Muitos brasileiros lidam com os HOA acreditando que estão lidando com a mesma figura do síndico no Brasil. Isso é um grande erro! Os HOA’s são poderosos a ponto de poder tomar sua residência, caso você atrase o condomínio por uns meses!

Um outro exemplo, que muitos não sabem é que se você compra um imóvel como investimento, não mora nele, aluga por temporada ou anual, o aluguel dele será uma renda. Ou seja, o Imposto de Renda entenderá que seu imóvel atua “como se fosse um negócio e você está tendo uma receita”. Dito isto, você tem que pagar a fatia do Tio Sam. Como é? Você tem certeza do que está escrevendo? Pergunta você!

E se você morrer? Como fica? Alguém falou na lei de herança para estrangeiro?

O texto acima não é aconselhamento jurídico mas sim comentários e opiniões de quem “escuta” muita coisa há mais de 20 anos.  O nosso aconselhamento para você é procure um bom corretor de imóveis, um bom advogado imobiliário e nunca se esqueça de considerar um bom International Tax Advisor para a remessa do seu suado dinheiro. Evite assinar qualquer contrato correndo e sem assessoria.

Mas aí você pergunta: é ou não é bom negócio ter imóvel na Flórida para aluguel? Respondemos sem pestanejar: Depende do seu perfil, seu objetivo e grana disponível. Trate um imóvel para investimento como negócio e saiba que como qualquer negócio, você terá seus desafios. 

Wednesday, July 3, 2013

Porque o presidente americano usa tantas canetas para assinar uma lei?

Podemos dizer que é por tradição iniciada há décadas atrás. Hoje as canetas usadas na assinatura de qualquer lei, tornam-se imediatamente um artefato histórico. 


Quanto mais canetas o presidente usa, mais “canetas de agradecimento” poderão ser presenteadas à todos aqueles que ajudaram a criar, desenvolver e aprovar a nova lei. 

O atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tem situações que usa mais de 20 canetas como mostrado no vídeo. Se você reparar o “O” de Obama no vídeo abaixo, você pode ver que não foi feito de uma vez só, não foi “corrido” mas sim com algumas “quebradas”.

Também é conhecido que o presidente Bill Clinton já usou 40 canetas em um assinatura, sendo essa assinatura para uma grande maioria o recorde no uso de canetas na Casa Branca.

Veja vídeo.