Search This Blog

Monday, May 3, 2010

Mas o que é a lei dos 183 dias publicada em abril?


Nos parece que causou uma certa preocupação e polêmica a lei dos 183 dias mencionada na matéria publicada no dia 21 de abril.

A lei americana é clara: mesmo que você não seja cidadão americano, portador de green card ou residente com qualquer outri tipo de visto, você como “turista” ou legalmente falando portando Nonimmigrant Visa, poderá ser qualificado como tax resident.

Como turista, digamos assim, você é considerado tax resident se passar no mínimo 183 dias do ano nos Estados Unidos, ou até mesmo se nos últimos 3 anos acumular mais de 183 dias.

Claro que existem algumas tratativas do governo americano que isentam algumas categorias como funcionários de governo estrangeiro, professores, estudantes e atletas.

Igualmente caso teu tax home seja um outro país, no caso Brasil, você comprovando, o Imposto de Renda pago poderá ter isenção. Caso você não pague Imposto de Renda no Brasil, as chances serão que você será classificado como tax resident e taxado de acordo.

Amigo leitor, o objetivo dessa e qualquer outra matéria do blog é sempre alertar você. Nunca iremos substituir a consulta direta à um profissional; e nunca teremos a palavra final em assuntos que não somos qualificados.

Temos três sugestões para você que se preocupa em pagar Imposto de Renda nos Estados Unidos.

1. Consulte um advogado ou contador.
2. Consulte um international tax advisor, caso tenha um patrimônio relevante no Brasil.
3. Consulte o site do Imposto de Renda americano que é o http://www.irs.gov/ e procure a publicação 519 que é a U.S. Tax Guide for Aliens, ou seja, para estrangeiros.

E nunca esqueça da máxima. Você pode esquecer do Imposto de Renda mas o Imposto de Renda nunca esquece de você.